O oxigênio hospitalar é um gás medicinal criogênico, geralmente fornecido em cilindros de aço à pressão de 200 bar, sendo o mais utilizado dentro de ambientes hospitalares.
Características do oxigênio hospitalar
Possui as mesmas características do ar atmosférico, ou seja, ele é composto por 79% de Nitrogênio, 21% de Oxigênio, sendo obtido através da mistura do Oxigênio e do Nitrogênio, exclusivamente para uso medicinal.
O oxigênio hospitalar não possui odor e nem gosto, é oferecido na sua forma líquida, depois vaporizado e posteriormente inalado. No estado líquido o oxigênio medicinal é de cor azul pálido e está a aproximadamente 180ºC.
A importância do oxigênio hospitalar
Em determinadas doenças ou condições clínicas, onde há um processo respiratório deficiente ou a necessidade de incrementar a oxigenação dos tecidos, se torna necessária a administração de oxigênio hospitalar a concentrações mais elevadas que 21% que naturalmente é aplicado.
O oxigênio hospitalar é destinado a entrar em contato direto com o organismo humano para que possa ser realizado um diagnóstico médico, tratamento ou prevenção de doenças, além disso, pode restaurar, corrigir ou mudar funções fisiológicas.
Aplicações do oxigênio hospitalar
Entre as diversas possibilidades de aplicação do oxigênio hospitalar, as principais são:
É utilizado para aplicações ou tratamentos que necessitam de um ar puro, evitando poeiras, sujeiras e microrganismos no ambiente.
Também pode ser utilizado na administração de medicamentos por inalação ou nebulização, em anestesias ou terapias intensivas, para o tratamento ou prevenção da diminuição do oxigênio no sangue dos pacientes, no tratamento ou prevenção da hipóxia crônica ou aguda e pacientes que sofrem com cefaléia.
Oxigênio hospitalar – Onde adquirir?
A Icetar segue todas as regras e normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o funcionamento de equipamentos de alta qualidade que proporcionam o oxigênio hospitalar com muita segurança e eficiência.