As novas bombas de vácuo e compressores de garra são máquinas que, devido à rotação dos dois rotores dentro de uma câmara de forma apropriada, criam e transferem volumes de ar da tubulação de admissão para o escape. A rotação sem contato dos rotores é sincronizada por meio de engrenagens, e a câmara de vácuo opera completamente seca, ou seja, livre de lubrificantes e dos resíduos gerados pelo seu arrastamento ou contato durante a rotação.
Os dentes das engrenagens, que permitem a rotação sincronizada dos rotores, e os rolamentos associados são lubrificados com óleo e colocados em um compartimento separado da câmara de vácuo onde ocorre a rotação dos rotores, através de juntas de vedação.
As bombas e compressores de lóbulos de garra asseguram baixos custos de operação devido ao consumo moderado de energia e alta eficiência. O custo de manutenção é muito baixo devido à longa duração, graças à ausência de atrito entre os rotores durante o funcionamento. O equipamento de série das novas bombas de lóbulos de garra inclui um silenciador, amortecedores de vibração e válvula de regulagem de vácuo.