O secador de ar comprimido é um componente fundamental para o tratamento do ar, sendo responsável por eliminar a água deixando o ar seco. O processo de secagem depende do tipo do secador, que pode ser por refrigeração, por adsorção, por absorção, por membrana, e etc.
O ar úmido precisa ser tratado de forma preventiva para que não cause danos nas ferramentas e mangueiras, que além de prolongar a vida útil, vão reduzir o número de manutenções corretivas nos equipamentos.
Sem esse acessório, linhas de montagem, oficinas mecânicas e até a construção civil teriam grandes dificuldades para realizar suas atividades de rotina.
O ponto de orvalho é uma métrica que calcula a temperatura em que o vapor de água condensa em uma pressão.
Os secadores devem ser selecionados a partir do ponto de orvalho requerido para o ar comprimido, considerando sempre o custo, já que quanto menor o ponto de orvalho, maior o custo de operação e investimento para secagem do ar.
Os secadores de ar comprimido por adsorção possuem duas torres paralelas, quando uma está regenerando, a outra está secando, proporcionando fornecimento contínuo de ar comprimido com ponto de orvalho estável.
Ele conta com uma forte performance e confiabilidade, um design simples e comprovado, componentes de alta qualidade, são secadores de baixa manutenção e compatíveis com a maioria das tecnologias de compressores e aplicações.
Esse modelo de secador, além de remover a água, separa os componentes do gás que também pode ser obtido com o uso de uma membrana, dependendo das características do material da fibra. São secadores simples de operar, silenciosos durante a operação e não possuem partes móveis.
Escolher o melhor secador de ar comprimido para sua aplicação pode ser uma tarefa complicada, entre em contato com a Icetar para ajudarmos a especificar a melhor solução para sua necessidade.